Argentina – Aconteceu sábado passado, dia 04 de dezembro/2021, a inauguração do “PASEO DEL CHAMAMÉ” na cidade de Villa Guilhermina, Província de Santa Fé/Argentina . Trata´se de um espaço único, uma avenida de 500 metros de comprimento, onde os visitantes poderão apreciar obras de arte em diferentes expressões e técnicas, demarcando os grandes nomes do chamamé.
Na Avenida do “PASEO CHAMAMÉ” foi inaugurado um monumento dedicado a integração turística e cultural chamamezeira entre Campo Grande, Mato Grosso do Sul/Brasil e Villa Guilhermina, Província de Santa Fé, Argentina, denominado “HERMANDADE CHAMAMECERA”, onde foi asteada as bandeiras dos paises, estados e municÍpios envolvidos.
A idéia da criação desse monumento dedicado a “Integração Turística e Cultural”, nasceu da visita do presidente do Instituto Cultural do Chamamé MS e produtor e apresentador do programa A Hora do Chamamé, Orivaldo Mengual, a Vilha Guilhermina em 2017, juntamente com o intendende Roque Chavez.
O Paseo Chamamé é o primeiro fora de Corrientes “La Cuña del Chamamé”, berço desse estilo musical que avança além fronteiras da provincia de Corrientes e de todo o pais.
A iniciativa visa mostrar a importância de Villa Guilhermina para o Chamamé na Argentina e para o mundo. Para isso, foi estabelecido os seguintes marcos:
● Mural com relevo: “EL CHAMAME”;
● Escultura metálica da GUITARRA com 10 metros de altura – (rotatória central);
● Escultura em metal do músico chamamecero com bandoneon e acordeão com 5 metros de altura. (Rotatória Leste);
● Escultura em metal do casal de dança Chamamezeiro com 5 metros de altura. (Rotatória Oeste);
● Busto de Dom Ricardo Visconti Vallejos (Autor do chamamé “A Villa Guillermina ”;
● Busto de Don Transito Cocomarola (El Taita del Chamamé);
● Busto de Don Ernesto Montiel (O Senhor do Acordeão);
● Busto de Don Tarrago Ros (O Rei de Chamamé);
● Busto de Don Isaco Abitbol (O Patriarca de Chamamé);
● Espaço de “Integração Cultural” representativo da “Irmandade Chamamecera” entre Villa Guillermina e a República Federativa do Brasil, Estado do Mato Grosso do Sul, Município de Campo Grande e o Instituto Cultural Chamamé de MS (ICC) do Brasil.
● 11 totens (pôsteres), 21 faces de 1,8 metros por 1,2 metros cada com informações Internacional, Nacional, Regional e Local do Chamamé.
● Espaços para artesanato local.
● Espaços verdes, bancos, cestos, etc.
O Paseo Chamamé – é único e o maior espaço chamamezeiro da Argentina e do mundo. A comuna de Villa Guilhermina renasce, mostrando ao mundo, a sua força no chamamé, preservando suas raízes culturais e turística, mostrando que nada é passado e que é mais atual do que nunca presente se mantendo firme para Gerações Futuras.
Orivaldo Mengual