Acontece amanhã, dia 05 de setembro/2024, a partir das 19:00 no Teatro Aracy Balabanian em Campo Grande, a capital Nacional do Chamamé do Brasil, o lançamento da 7ª Edição do Festival Cultural do chamamé, da Polca Paraguaia e da Guarânia.
O objetivo estratégico do evento é o fortalecimento, divulgação e publicidade do universo cultural que representa o chamamé em seus diversos alcances. Quer seja, valorizando os artistas mais antigos ou promovendo novos talentos, sejam nacionais ou dos países irmãos participantes, Argentina e Paraguai.
Os homenageados emprestaram com vigor suas vozes ao chamamé, em largas carreiras musicais de importante discografia cada um deles. Jandira e Benites, alcançaram um nível muito alto e qualidade interpretativa, pois aliaram com maestria técnica vocal, sentimento e a gravação de centenas de temas irretocáveis em três línguas, português, guarani e castelhano. O primeiro disco gravado pela dupla, se deu a convite de Zé Correa, sob o título de O Inimitável. Gravaram 04 faixas com o seu primoroso duo de vozes. Don Benites, fez o acompanhamento em um dos violões e na faixa Guia Lopes da Laguna, deixou uma declamação antológica, repetida até hoje em todas as bailantas do estado.
O Castelo, também longevo cantor, iniciou sua carreira com o irmão, tendo inclusive acompanhado Zé Correa, expoente maior do chamamé do MS. Com ampla produção discografica, sua voz marcante e melodiosa está registrada em suas gravações, tanto em canto, quanto em maravilhosas declamações. Uma particularidade da sua amável personalidade, foi sua gentileza e elegância no tratamento com o público. Todos eles inesquecíveis.
O intercâmbio é realizado através da presença dos conjuntos musicais, dos balets folclóricos, dos artesãos, dos pesquisadores culturais que em nossa cidade se reúnem nos dias do evento para partilhar suas experiências e conhecimentos.
O enriquecimento ocorre na medida em que os músicos vão tomando conhecimento de novas composições, novas interpretações de clássicos, no virtuosismo musical seja instrumental ou no canto.
Estamos na sétima edição, o objetivo do instituto é seguir realizando esse evento por muitos anos. A expectativa é atingir os que já são apaixonados pelo chamamé e conquistar o coração daqueles que ainda não conhecem. Para essa missão, o evento será transmitido em tempo real pelas redes sociais.
No lançamento estará se apresentando Paulo & Sérgio Arguelo, representando Mato Grosso do Sul, Grupo Tajy, de Corrientes, a capital mundial do chamamé, da Pareja Nacional da Polca Paraguaia Adrián Nicolás Gaona Chaparro y Jeruti Silva Sánchez, com seu grupo musical César Apollo y su Arpa, Vero Benítez e Diego Apollo, de Asunción.
Orivaldo Mengual
Presidente do Instituto Cultural Chamamé MS
Diretor do Festival
+55 67 9.9927-5144