4º FESTIVAL CULTURAL DO CHAMAMÉ DE MATO GROSSO DO SUL
INTEGRAÇÃO: BRASIL – ARGENTINA – PARAGUAI
Campo Grande MS, Brasil – 02 a 06 de dezembro de 2020
Unindo Campo Grande, a capital brasileira do chamamé ao mundo chamamezeiro
O 4º Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul, e será realizado de 02 a 06 de dezembro de 2020, nos estúdio da TVE Cultura MS e FM Educativa – 104.7 na cidade de Campo Grande/MS, Brasil, esse ano excepcionalmente na modalidade virtual.
O festival é Considerado o evento mais importante do chamamé no Brasil, é promovido pelo programa de rádio A Hora do Chamamé, pioneiro na divulgação e promoção da cultura chamamezeira e fronteiriça no estado, há mais de 20 anos no ar, transmitido pela FM Educativa 104,7 e pela Rádio Web Chamamé MS (www.chamamems.com); em parceria com o Instituto Cultural Chamamé MS, FERTEL – Fundação de Rádio e TVE Cultura de Mato Grosso do Sul, com apoio do Governo do Estado e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
LAÇOS CULTURAIS
O Mato Grosso do Sul instituiu o “DIA ESTADUAL DO CHAMAMÉ” com a LEI Nº 3.837, de 23 de dezembro de 2009, dedicando-lhe o dia 19 de setembro para as comemorações, bem como o “REGISTRO DO CHAMAMÉ”, como “PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO DE MS”, conforme publicação no Diário Oficial Nº 9.466, de 7 de agosto de 2017. CAMPO GRANDE e CORRIENTES são declaradas “CIDADES IRMÃS”, atráves da LEI Nº 6.048, de 23 de julho de 2018. Todas essas Leis abriram porteiras e está possibilitando novas conquistas para os artistas sul-mato-grossenses que se dedicam a esse gênero musical postulante ao PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE ANTE A UNESCO.
Este ano se unem a esse projeto de “Intercâmbio Cultural”, iniciado desde 2010, pelo produtor cultural e presidente do Instituto Cultural Chamamé MS, Orivaldo Mengual, com o apoio do Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, vários municipios das PROVÍNCIAS DE CORRIENTES: Riachuelo (Puente Pexoa), Empedrado, Bella Vista, San Roque, Ituzaigo, Paso de la Pátria, Curuzú Cutiá, Concepcion del Yaguarete Cora, Colônia Carlos Pellegrini, El Sombrero Corrientes e cidade de Esquina; PROVÍNCIA DE SANTA FÉ: Villa Guilhermina; PROVÍNCIA DO CHACO: Villa Angela e Margarita Belém; PROVÍNCIA DE ENTRE RÍOS: Federal e BUENOS AIRES, capital argentina. Esses municipios estarão enviando conteúdos institucionais exclusivos realizados para o festival, onde poderão ser conhecidos os locais emblemáticos da rota do Chamamé no Mercosul, lugares e destinos que com sua tradição histórica enfeitam as letras dos poemas que compõem o cancioneiro Chamamezeiro, conquista jamais alcançada; além da participação do PARLAMENTO CULTURAL DO PARAGUAY – HONORABLE CÁMARA DOS DIPUTADOS, SENADO E EVENTOS ESPECIALES, presidido pelo Dr. Lidio Enrique Castro, juntamente com PARLAMENTO CULTURAL JUVENIL DEL PARAGUAY, presidente Rodrígo Godoy Duerte, e da Prefeitura Municipal de Asuncion, de la Dirección de Juventud y Deportes a cargo del Director Marcelo Garay e das cidades de Luque, Sajonia, Pedro Juan Caballero, Capitan Bado e Minga Guazú, que estarão produzindo os vídeos e enviando material de Asúncion para serem exibidos no festival.
A direção e produção geral do festival é de Orivaldo Mengual, com o apoio de Ricardo Santo Pipo, Ricardo Gonzalez, do projeto cultural “Tierra Chamamé” de Corrientes, Argentina.
COMO ASSISTIR:
TVE Cultura – Canal 4.1para (Campo Grande);
TVE Cultura – Canal 13.1 (Dourados);
TVE Cultura – Canal 45.1 (Chapadão do Sul);
TVE Cultura – Canal 15 – NET;
PARABÓLICA:
SATÉLITE – STARONE C2
FREQUÊNCIA – 4.095
SYMBOL RATE – 11.250
POLARIZAÇÃO VERTICAL
YOUTUBE – orivaldomengual
www.chamamems.com
https://www.facebook.com/programahoradochamame/
www.portaldaeducativa.ms.gov.br
Orivaldo Rocha Mengual
Produtor Geral do Festival
Produtor e Apresentador do Programa A Hora do Chamamé
Presidente do Instituto Cultural Chamamé MS
+5567999275144